O livro Ensino de Gramática

Este material enfoca o papel da Linguística, em particular, da Semântica Gramatical para o ensino de língua portuguesa na Educação Básica. Seu objetivo é demonstrar como os conhecimentos mais atuais sobre a semântica da língua portuguesa podem ser traduzidos para o ensino de gramática na escola.

Ele funciona como elo entre a Educação Básica e a Educação Superior de forma que o conhecimento científico produzido nas universidades fique ao alcance do professor e, assim, possa contribuir para tornar a sua prática na escola mais atual, científica e, consequentemente, mais interessante e produtiva.

A intenção aqui não é apresentar modelos prontos de como aplicar o conhecimento linguístico ao ensino de língua materna, mas apresentar formas possíveis de realização de práticas dessa natureza e fazer com que o leitor perceba que lidar com esse modelo de análise linguística não é difícil.

Trata-se de um material destinado principalmente a graduados e graduandos de cursos de Letras interessados no ensino de língua portuguesa na Educação Básica e editores e escritores de materiais didáticos de língua portuguesa para a Educação Básica.

É resultado do projeto de extensão “Ensino de gramática: reflexões semânticas”, vinculado ao departamento de Linguística da FFLCH/USP e coordenado pela professora Ana Müller. Para o seu desenvolvimento, contamos com o financiamento do 5º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão, lançado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRECEU), e com a experiência acumulada de vários linguistas que possuem um percurso que consideramos muito profícuo em direção à descrição e análise linguística em geral e, em particular, à descrição e análise semântica dos aspectos gramaticais do português brasileiro, a saber: Ana Müller, Ana Paula Quadros Gomes, Carolina Tomasi, Fernanda Rosa, Lara Frutos, Lidia Lima da Silva, Lucas Takeo Shimoda, Luiz Fernando Ferreira, Luciana Sanchez Ensino de gramática: reflexões sobre a semântica do português brasileiro 8 Mendes, Marcela Martins de Freitas Guedes, Nize Paraguassu Martins, Rivanildo da Silva Borges e Roberlei Bertucci.

Agradecemos imensamente à PRECEU/USP e ao SANTANDER a concessão dos recursos para divulgação e publicação que nos permitiu a realização deste trabalho. Esperamos, por meio deste material, realizar o propósito de iniciar e incentivar os leitores a percorrerem o caminho atraente e desafiador de promover análise e reflexão linguística na escola. Esse caminho só pode ser percorrido na Educação Básica quando os alunos contam com um professor atento ao que a pesquisa em Linguística tem a oferecer.

Desejamos a todos uma excelente leitura!

Ana Müller e Nize Paraguassu Martins

BAIXE O LIVRO COMPLETO AQUI